Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019 Sem sessão iniciada, Iniciar Sessão
Loja Online
     Notícias   |   Produtos   |   Equip. Personalizados   |   Clube SPIUK   |   Download Center   |   Patrocinados SPIUK   |   Onde Comprar   |   Empresa   |   Apoio Cliente
NotíciasNotícias
 Detalhes da notícia
Terça-Feira, 22 de Maio de 2012

Clique para ver em tamanho Real.
Equipa SPIUK
BICICLOWN: A MAGIA DO HULA
Como cada inverno em Montana, Smitthy e Roberta regressaram com vontade de esquiar e perguntaram pelo seu habitual instrutor. Agradava-lhes a forma como ele os ensinava e recorriam sempre ao mesmo. Mas este ano ele não estava. Tinha partido e ninguém sabia para onde. Uns anos mais tarde, Smitthy e Roberta, decidiram trocar a neve pela praia e mudaram-se para o Havai. Sem grande ideia de onde viver, decidiram-se por Kona na ilha grande. Roberta tinha nascido no Havai, pelo que lhes foi fácil a adaptação à cultura local.

Aprenderam a tocar ukelele e juntaram-se a um grupo para aprender o Hula: a dança tradicional havaiana que recorda o voo das aves. Juntaram-se a um grupo da sua aldeia e na primeira aula, quem estava entre os assistentes? O seu instrutor de esqui de Montana.

Esta história foi me contada por eles enquanto assistíamos a um festival de Hula no qual eles iriam participar mais tarde. O Hula é quase uma religião no Havai. Uma forma de ver a vida, apesar de ter sido banalizado pelas agências de viagem, como também foi o caso da paella e dos touros em Espanha.

Nestes dias tive a oportunidade de percorrer quase toda a ilha. Apreciando os diferentes climas. Nada menos que 11 dos 13 climas que há no mundo. Deixei a subida ao topo do Mauna Kea para a parte final. Será a sobremesa. Já cheguei até onde vão os turistas, a 2.600 metros de altura, mas o topo está a 4.000. Dali vê-se um dos amanheceres mais impressionante. À noite contempla-se um dos céus mais limpos e é o sonho de qualquer astrónomo. Não é em vão que o topo está coroado de uma dezena de telescópios de todo o mundo. Dormir lá em cima é proibido. Veremos se consigo esconder-me num terreno escarpado e vulcânico.

Una gripe viral destruiu o sistema Windows do meu computador. Aproveitando os conselhos de amigos passei para o software livre de Ubuntu com a plataforma também livre de Linux. A mudança foi feita em quatro horas com a assistência de um voluntário de Ubuntu no Havai. Um jovem de 17 anos, deu-me uma lição de conhecimentos informáticos que desejaria ter qualquer catedrático de sistemas. Não só me ajudou gratuitamente como ainda vinha ter comigo de autocarro. Uma hora de viagem de ida e outra de volta.

Já me estou a tentar mentalizar para o que vou passar no Alasca Para isso vejo as imagens do meu amigo Salva, que já me tiram o calor do corpo. Passou ali há um ano e não acho que a estrada tenha melhorado muito. Já coloquei uma guarda-lamas na Karma. Fi-lo na única loja de bicicletas em segunda mão de Hilo. O dono, Bill, tem tanto material e tão variado, que poderia abrir outra loja de bicis ou uma de antiguidades. O seu sistema de venda é muito inteligente: Compra-te a tua bicicleta por metade do preço. Não lhe faltam clientes.


Bons amigos, vou dormir que amanhã faço-me à estrada. Desde a ilha grande no Havai, Paz e Bem, o biciclown.


voltar


 Clube Spiuk - REGISTA-TE!
 
 Torna-te fã no Facebook
 
 CATÁLOGO 2017