Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019 Sem sessão iniciada, Iniciar Sessão
Loja Online
     Notícias   |   Produtos   |   Equip. Personalizados   |   Clube SPIUK   |   Download Center   |   Patrocinados SPIUK   |   Onde Comprar   |   Empresa   |   Apoio Cliente
NotíciasNotícias
 Detalhes da notícia
Sexta-Feira, 11 de Março de 2011

Clique para ver em tamanho Real.
Equipa SPIUK
SPIUK EXPERIENCE - A NARRATIVA
Segue abaixo um breve apanhado dos dias que passámos em terras marroquinas.
Dia 2:
Alvorada às 06 horas da madrugada fazia antever a jornada mais longa de todo o percurso.
Após um pequeno-almoço variado, típico de quem vai pedalar o resto do dia, uma breve inspecção às nossas " princesas ", leia-se bicicletas, dava o mote para o início desta etapa, que se situaria aproximadamente nos 120 kms.
Subidas, descidas, aldeias percorridas, onde os " banhos de cultura " foram uma constante. A cada paragem uma simples esferográfica fazia as delícias dos pequenos que agradeciam com um sorriso tão verdadeiro que nos dias de hoje já é difícil de encontrar. Dezenas de miúdos corriam ao lado das nossas bicicletas só para nos poderem cumprimentar, não que fôssemos alguém de importante, mas éramos, sem dúvida, algo de invulgar do que habitualmente se passava na aldeia. O dia foi desgastante. Deparámo-nos com muitas escaladas, muito calor, que rondava os 30ºC, que tentávamos colmatar consumindo 3,5 a 4 litros de água por etapa.
A chegada ao acampamento já em pleno deserto, só ocorreu no início da noite, sendo o nosso cansaço testemunha da etapa percorrida.
Dia 3:
Como se de um ritual se tratasse, a alvorada passou a ser às 06 horas, desta vez para atacar uma etapa de 70 kms, em pleno deserto do Saara Muitas dunas, bolsas de areia, muito pó, elevadas temperaturas, tornaram esta etapa muito, muito dura. Tal levou a que o andamento do grupo acalmasse, visto já acusarmos os kms dos dias anteriores. O muito vento que encontrámos pela frente obrigou o grupo a unir esforços para vencer os não muitos, mas mais duros kms de todas as jornadas. Valeu-nos um pequeno poço no meio da etapa, no qual fizemos paragem para refrescar. O grupo, embora já com um ar algo desgastado, apresentava sempre sinais de boa disposição e, os mais bem preparados fisicamente, tiveram um papel preponderante na motivação dos mais cansados. A imensidão do deserto não ajudava porque tínhamos sempre ideia que, por muito que andássemos, nunca mais chegávamos a lado nenhum.
Assim, enquanto uns faziam de guardiães do vento outros tentavam elevar a moral, motivando os outros, recordando a da importância de se irem alimentando e hidratando.
À noite já no acampamento no meio das dunas, matámos algumas saudades da nossa terra assando alguns chouriços que tínhamos trazido de Portugal, o que encheu o Saara de um aroma muito nosso e inconfundível. Já noite dentro, à volta da fogueira, conhecemos um pouco da cultura e dos rituais locais. A escassa comunicação com as nossas famílias começava a deixar transparecer alguma saudade que se manifestava numa certa ansiedade de conquistar o objectivo a que nos tínhamos proposto, as escolas nómadas do dia seguinte.
Dia 4:
Novamente alvorada muito cedo, uma vez que queríamos ter o privilégio de ver nascer o Sol, do topo da duna mais alta da região, pelo que iniciámos este dia por volta das 05 horas. A sensação é inenarrável.
Após mais um pequeno-almoço típico iniciámos esta nova etapa em direcção ao nosso objectivo. Neste dia completámos 50 kms que nos levaram ao ponto alto desta viagem, que foi o contacto com algumas crianças berberes.
Foi um dia particularmente emotivo que nos enriqueceu, sem dúvida, muitíssimo.
Daqui iniciámos o regresso à cidade, que demorou cerda de 10 horas em veículo todo-o-terreno e daí para o nosso país.
O que fizemos foi, antes de mais pelas magníficas crianças que conhecemos, foi também por todos os que em nós acreditaram e nos deram o seu incondicional apoio e pelos que por nós esperaram e pelo nosso regresso ansiaram.
O nosso bem-haja.
Paulo Gomes

Veja o álbum fotográfico detalhado aqui.

voltar


 Clube Spiuk - REGISTA-TE!
 
 Torna-te fã no Facebook
 
 CATÁLOGO 2017