Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019 Sem sessão iniciada, Iniciar Sessão
Loja Online
     Notícias   |   Produtos   |   Equip. Personalizados   |   Clube SPIUK   |   Download Center   |   Patrocinados SPIUK   |   Onde Comprar   |   Empresa   |   Apoio Cliente
NotíciasNotícias
 Detalhes da notícia
Quinta-Feira, 29 de Abril de 2010

Clique para ver em tamanho Real.
Equipa SPIUK
A VUELTA A ESPANHA CUMPRE HOJE 75 ANOS
SPIUK É O FORNECEDOR OFICIAL DAS CAMISOLAS DE LÍDER
São 8 da manhã de segunda-feira, 29 de Abril de 1935.
Uma multidão observa os 50 atletas que vão iniciar a primeira Volta Ciclista a Espanha, alinhados frente ao Ministério de Fomento (actual Ministério da Agricultura), na Volta de Atocha. A Guardia de Asalto (polícia da II República) está atenta para que o público não incomode os ciclistas. Mas tal nem é necessário. Toda a gente olha com admiração e respeito para os ases que vão realizar a grande aventura: 3425 Kms de bicicleta durante 14 etapas, com 3 dias de descanso.
Muitos aplausos marcam a volta dos ciclistas pelo Paseo del Prado, Cibeles, Alcalá, Puerta del Sol, Arenal, Plaza España, Ferraz e Rosales, até chegarem à Puerta de Hierro, onde ocorrerá a saída oficial.
Em carros e autocarros, alguns adeptos deslocam-se até a Puerto del León, primeira montanha a escalar pelos ciclistas, onde se juntam 20.000 pessoas. Em todas as chegadas, o público foi sempre muito. Em algumas cidades tal número duplicou, triplicou ou mais. Em Madrid foram mais de 100.000 pessoas, na Casa de Campo para receber os 29 sobreviventes do último dia.
A primeira Vuelta foi um acontecimento em Espanha. Muitos a desejavam, mas a todos parecia um projecto impossível. E, no entanto, foi organizada em apenas dois meses. O grande artífice foi Clemente López Dóriga, gentleman (cavalheiro de elevada posição) e sportman (desportista). E, ainda, mecenas. Avançou dinheiro e usou as suas influências com a organização para que Vicente Trueba pudesse participar no Tour 1930. Organizou várias corridas em Espanha e, finalmente, convenceu Juan Pujol, director do diário " Informaciones " para criar a Vuelta.
Não foi possível contratarem grande figuras estrangeiras porque o Giro de Itália começava só 3 dias depois de acabar a Vuelta, que era um projecto ainda a comprovar. No entanto, participaram todas as figuras espanholas, que foram perseguidas por alguma pouca sorte. Por quedas, lesões ou doenças, tiveram que abandonar os três irmãos, Trueba, Luciano Montero, Escuriet, Ezquerra... Só Cañardo pôde fazer face aos belgas. Gustave Deloor não teve grandes problemas para levar a primeira camisola de vencedor da Vuelta, que era cor-de-laranja.

Actualmente, as coisas mudaram. Do laranja à camisola de Custo... um mundo, e 75 anos. Felicidades.


voltar


 Clube Spiuk - REGISTA-TE!
 
 Torna-te fã no Facebook
 
 CATÁLOGO 2017